… ainda mais se for com profissional!
Pois é, estes dias têm sido meio feios no que tange à matéria ‘clima’ na região de Curitiba e também nos Campos Gerais. Não é raro eu e outros fotógrafos amigos, que também trabalham com fotos em ambientes externos, receber a tradicional pergunta ‘e agora?‘. Não é por acaso que grande parte dos orçamentos dos fotógrafos profissionais prevê que não haverá adiamento pelas condições climáticas, e tudo isso tem uma boa razão de ser.
Se faz tempo que você está planejando seu ensaio, não fique frustrado(a) por conta do clima/ tempo. Fotógrafos profissionais com bastante experiência sabem trabalhar em quaisquer condições climáticas.
Aliás, costumamos dizer que os melhores dias para fotos são justamente os dias nublados, já que as nuvens funcionam como os ‘hazes’ de estúdio (que suavizam a passagem de luz e evitam sombras duras, principalmente aquelas ao redor dos olhos, típicas de dias de sol a pino).
Também tenho amigos fotógrafos que trabalham somente com horários fechados: para fugir de um possível ‘solão’, apenas marcam ensaios em finais de tarde.
Claro que, se estiver chovendo a cântaros, é necessário um ‘Plano B’: uma locação com boas janelas e varandas; um hotel com uma área de recepção interessante, uma estufa de flores (em Castro, temos os queridos amigos da Chácara Kassies, que estão sempre à disposição e em Curitiba, alguns parques também têm áreas cobertas que podem ser usadas).
Nos ensaios gestantes, que são os que mais sofrem com a questão de ‘prazo’, já que nem toda grávida pode esperar, vale pensar na história do bebê e incluir cliques no futuro quartinho e na casa da família. Tudo sempre permeado por um Flash (luz controlada) ou com boas lentes bem claras, que fazem parte do arsenal de todo bom fotógrafo.
Não descarte também a possibilidade de uso de um bom e divertido guarda-chuva (e até mesmo uma guarda-sol colorido, para quebrar o ‘cinza’ do dia). Como sou da região em quem mais chove no Verão, nestes meus 12 anos de fotografia, com certeza, a maioria dos meus ensaios não foi em dia de sol (e não fez a menor diferença!). E ainda, alguns dos meus ensaios mais bonitos e interessantes tiveram o uso deste acessório que acabei de comentar e ficaram absolutamente únicos. Uma janela molhada com gotas de chuva pode ser uma excelente moldura para fotos também… e já usei bastante deste recurso. Mas na maioria das vezes, em dias de pancadas ou garoas, o ensaio transcorreu normalmente e não se percebeu nas fotos ‘nada de água’.
O essencial é manter a cabeça aberta e confiar na experiência do fotógrafo escolhido. Com sol, com chuva ou nos abençoados dias mais neutros de luz nublada, tenha certeza de que um bom fotógrafo saberá conduzir a sessão de modo sábio, igualmente! E com resultado igualmente excelente! Sucesso!
(Reproduzido do Blog FABIANA GUEDES POR AÍ http://fabianaguedesporai.blogspot.com.br/. Publicado originalmente em 25 de novembro de 2015 – no mês de novembro, Curitiba contou com apenas 4 dias de sol! Veja mais fotos em dias de chuva CLICANDO AQUI ou em nossa Fan Page www.facebook.com/estudiofabianaguedesfotografia/)
Would you like to share your thoughts?
Your email address will not be published. Required fields are marked *